Notícia

Dia Mundial dos Animais é comemorado nesta quarta, 4; confira dicas para adotar pets

Criado em 1931, o dia mundial dos animais é comemorado nesta quarta, dia 4. Junto com a data, também é celebrado o Dia Nacional da Adoção Animal, que tem como objetivo conscientizar sobre o abandono de animais de estimação e a adoção responsável.

No Brasil, 41% dos cães com lar fixo não têm raça definida, chamado vira lata. O número foi divulgado em agosto, em pesquisa do Instituto QualiBest, que ouviu 7.084 pessoas. Entre os entrevistados responsáveis por pets soma-se 65% e, desses, 79% têm cães, 39% gatos, 19% aves e 10% peixes.

Depois do cão vira-lata, estão as raças Poodle (11%), Pinscher (7%), Labrador (5%), Pit Bull (3%) e Lhasa Apso (3%). O cão sem raça definida é o mais presente nas casas das classes C e D e 33% deles foram encontrados abandonados nas ruas, segundo a pesquisa.

Os critérios de adoção variam conforme a instituição. Uma das principais preocupações dos abrigos é o controle de natalidade, com a castração. Além disso, a posse responsável dos animais de estimação. Algumas exigem que o adotante tenha mais de 18 anos, domiciliado em Fortaleza ou Região Metropolitana e comprove renda suficiente para cuidar e manter o pet. Entrevista e termo de adoção são procedimentos padrões. A partir daí, é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência para então, se aprovado, levar o novo mascote para casa. A ONG acompanha a adaptação e crescimento do animal.

Confira abaixo alguns abrigos de Fortaleza que estão oferecendo feiras de doações de pets:

São Lázaro
Fundadora do abrigo São Lázaro, Rosane Dantas convida para o ato responsável de adoção. “São 50 mil animais sem lar fixo, em Fortaleza. Por isso, é importante adotar em vez de comprar. O bichinho vira um membro da família”, defende. Hoje, a instituição abriga 800 animais e depende de novas adoções para abertura de vagas. Feira para adoção de animais adultos acontece nesta quarta, 4, na sede do abrigo, de 8h30 às 14 horas.

Grupo Pas
O grupo Proteção Animal da Sapiranga (PAS) é formado por três voluntárias que atuam desde março de 2015. Amparam cães e gatos em sério estado de saúde, fêmeas grávidas ou paridas e filhotes ou idosos abandonados. Mais de 500 animais já passaram pelo grupo.

Abrace
Outra ONG que decidiu adiar o dia da comemoração foi a Abrace. A programação será concentrada na sexta-feira, 6, e sábado, 7, para beneficiar voluntários e possíveis interessados.

Via: O Povo


Compartilhe nas redes sociais:


#eusoumaster

x