Notícia

Dicas para ter uma memória infalível e melhorar o raciocínio

Certas práticas podem ajudar a lembrar do conteúdo das disciplinas e melhorar o raciocínio. Como grande volume de conteúdos cobrados pelos vestibulares, muitos alunos acabam esquecendo algumas informações importantes aprendidas ao longo das aulas.

Confira algumas dicas simples, mas que podem fazer toda a diferença:

Faça contas de cabeça

Sabemos que é uma grande tentação não ter que pensar em cálculos numéricos fora da escola ou do cursinho, mas fazer contas de cabeça é essencial para manter seu cérebro ativo. A matemática estimula e amplia a capacidade de raciocínio. Por isso, pense duas vezes antes de recorrer à calculadora.

Leia o máximo que puder

A leitura estimula não só o raciocínio, mas também a imaginação. No caso das obras literárias, mergulhar em uma história alivia a tensão e o estresse e também faz com que você se transporte para o universo descrito na narrativa. É uma ótima maneira de ganhar conhecimento e dar uma força para sua memória.

Dormir bem

Com tanto conteúdo para aprender em pouco tempo, às vezes estudar por horas pode parecer a melhor ideia. Porém, dormir bem é fundamental para a saúde do cérebro. Fora que não há nada melhor que dormir após um dia muito cansativo e acordar renovado, bem disposto e pronto para enfrentar o dia seguinte.

Estimule a curiosidade

Não somos obrigados a saber de tudo, mas a curiosidade é um grande estimulante para o cérebro. Quando pesquisamos o órgão cria novas conexões neurais e, é claro, você aprende algo novo. Corra atrás, seja de um termo diferente, de um assunto que está nos jornais ou de dúvidas que tenham surgido em sala de aula.

Tente fazer coisas diferentes

As situações inéditas são ótimas para fortalecer o raciocínio lógico e também estimulam a produção de novas conexões neurais. Por isso, a partir de hoje pegue aquele caminho alternativo para casa que você nunca experimentou ou tente comer algo que você nunca havia provado antes: além de passar por lugares diferentes e conhecer sabores novos, você aumenta sua capacidade cognitiva.

Via: Guia do Estudante – Abril


Compartilhe nas redes sociais:


#eusoumaster

x