Olimpíadas

O Colégio Master abrindo espaço para os alunos desenvolverem suas potencialidades.

Para os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, o Colégio Master oferece preparação para as principais Olimpíadas regionais e nacionais, abrindo espaço para que eles desenvolvam suas potencialidades.

Contatos:
Tel: 4011-1218 / E-mail: olimpiadas@colmaster.com.br

OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

logo-olimiada-oba

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA): Realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e por FURNAS Centrais Elétricas S/A entre alunos de todas as séries do ensino fundamental e médio em todo território nacional. A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

 

Site: www.oba.org.br

OBI - Olimpíada Brasileira de Informática

logo-olimiada-bras-informatica

A Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Computação que tem por objetivos:

  • estimular o interesse pela Computação e pela Ciência em geral;
  • promover a introdução de disciplinas de técnicas de programação de computadores nas escolas de ensino médio e fundamental;
  • proporcionar novos desafios aos estudantes;
  • aproximar a universidade dos ensinos médio e fundamental;
  • identificar os grandes talentos e vocações em Ciência da Computação de forma a melhor instruí-los e encaminhá-los para as carreiras acadêmica, científica e tecnológica.

Site: http://www.sbc.org.br/olimpiada

OBM - Olimpíada Brasileira de Matemática

logo-olimiada-bras-matematica

A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma competição organizada pela Sociedade Brasileira de Matemática e aberta a todos os estudantes dos Ensinos Fundamental (a partir da 5ª série), Médio e Universitário das escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Em torno desta competição, a Sociedade Brasileira de Matemática, em estreita cooperação com o IMPA, elaborou um projeto que visa empregar competições matemáticas como veículos para a melhoria do ensino de Matemática no país, além de contribuir para a descoberta precoce de talentos para as Ciências em geral.

Algumas das ações estabelecidas no projeto, que recebeu apoio do CNPq, são:

  • Ampliação da Comissão de Olimpíadas da SBM, com o estabelecimento de uma Secretaria, localizada no IMPA, para centralizar os trabalhos de divulgação e coordenação das atividades olímpicas e para apoiar os coordenadores regionais
  • Criação da revista Eureka!, contendo informações e material de preparação para Olimpíadas.
  • Estabelecimento de um canal de comunicação constante com os estudantes e as escolas, através da revista Eureka!, deste site da Internet e de um cartaz, a ser enviado a todas as escolas cadastradas.

Site: www.obm.org.br

Canguru - Associação Canguru sem Fronteiras

logo-canguru-matematico

Outro concurso na área de matemática é promovido pela Associação Canguru sem Fronteiras, que é uma associação de caráter internacional que junta personalidades do mundo da matemática de diversos países. O seu objetivo é promover a divulgação da matemática elementar por todos os meios ao seu alcance e, em particular, pela organização de um concurso que terá lugar no mesmo dia em todos os países participantes. Pretende-se, assim, estimular e motivar o maior número possível de alunos para a matemática e é um complemento a outras atividades, tais como olimpíadas. Em Portugal a organização deste concurso está a cargo do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra com o apoio da Sociedade Portuguesa de Matemática.

Site: http://www.mat.uc.pt/canguru

OBF - Olimpíada Brasileira de Física

logo-olimpiada-bras-fisica

A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), com os seguintes objetivos:

 

  • Despertar e estimular o interesse pela Física;
  • Proporcionar desafios aos estudantes;
  • Aproximar a universidade do ensino médio;
  • Identificar os estudantes talentosos em Física, preparando-os para as olimpíadas internacionais e estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas.
  • A Olimpíada Internacional de Física (OIF): Os 40 estudantes da 1ª série com melhor desempenho na 3ª fase da OBF e que atendam ao limite de idade, exigido pelo Comitê da International Physics Olympiad (IPhO) e da Olimpíada Iberoamericana de Física (OIbF), serão convidados a participar do processo de preparação para as Olimpíadas Internacionais de Física (OIF)

 

Site: www.sbf1.sbfisica.org.br/olimpiadas

OBQ - Olimpíada Brasileira de Química

logo-olimpiada-bras-quimica

A Olimpíada Brasileira de Química – OBQ, é uma promoção da Universidade Federal do Ceará – UFC, da Universidade Estadual do Ceará – UECE, da Universidade Federal do Piauí – UFPI, por meio de suas Pro-reitorias de Extensão, e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNCAP, realizada pela Associação Brasileira de Química – ABQ.

A OBQ destina-se a estudantes do ensino médio, de escolas federais, estaduais, municipais e particulares do Brasil . Os participantes são divididos em dois grupos: Grupo A – alunos do 2º. ano do ensino médio ou séries anteriores; Grupo B – alunos do último ano do ensino médio ou tecnológico.

A Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQjr) é uma atividade realizada anualmente pela FUNCAP – Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, UFPI e pela Associação Brasileira de Química (ABQ), direcionada para estudantes matriculados na 8ª ou 9ª séries do ensino fundamental de escolas brasileiras situadas no território nacional. A OBQjr tem por objetivo estimular o interesse dos jovens pelas Ciências da natureza, de modo especial a química, contribuir na melhoria do ensino e identificar jovens talento e aptidão para as ciências.

Site: www.obquimica.org

OBR - Olimpíada Brasileira de Robótica

logo-olimpiada-bras-robotica

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que utiliza-se da temática da robótica – tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens – para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos, e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A OBR possui diversas modalidades que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. Anualmente (tradicionalmente no segundo semestre), a OBR elabora e gere a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando essa temática. A OBR destina-se a todos os alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.

 

Site: http://www.obr.org.br

História - Olimpíada Nacional em História no Brasil

logo-olimpiada-bras-historia

A Olimpíada Nacional em História no Brasil é uma iniciativa inédita do Museu Exploratório de Ciências, Unicamp, concebida e elaborada por historiadores e professores de história, voltada para o público das últimas séries do ensino fundamental e ensino médio.

Site: Museu Exploratório de Ciências – Unicamp (www.mc.unicamp.br)

OBB - Olimpíada Brasileira de Biologia

logo-olimiada-bras-quimica

A Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) é organizada pela Associação Nacional de Biossegurança (ANBio), como o apoio do MCT, MEC, da UFRJ, Conselho Federal de Biologia (CRBio2) e inúmeros parceiros. Tendo como objetivos:

  • Estimular o interesse do estudante na Biologia por meio de soluções criativas aos problemas apresentados;
  • Aproximar a universidade ao ensino médio, diminuindo o tempo de defasagem entre as inovações científico-tecnológicas e sua divulgação ao estudante de nível médio;
  • Permitir que o estudante descubra a capacidade de crescimento intelectual, econômico e social;
  • Promover intercâmbio de idéias e de experiências em salas de aula no território brasileiro e em eventos internacionais;
  • Estabelecer relações amistosas entre os jovens de diferentes países, fomentando a cooperação entre os povos.

Site: www.anbiojovem.org.br

OCM - Olimpíada Cearense de Matemática

logo-olimpiada-cearense-matematicaOrganizada pela Sociedade Brasileira de Matemática e aberta a todos os estudantes dos Ensinos Fundamental (a partir da 5ª série), Médio e Universitário das escolas públicas e privadas do estado do Ceará.

Maratona de Química - Maratona de Química

logo-maratona-quimicaPromovido pela Associação Brasileira de Química, o evento é voltado aos estudantes de ensino médio que estejam iniciando suas atividades na área de química. Ocorre em paralelo aos CBQ’s. São classificados três alunos, recebendo prêmios em dinheiro num total de R$ 1.500,00.

Não existem notícias para o setor olimpiadas-2.

#eusoumaster

x