Projetos

Ensino Fundamental I

Projeto Tudo Sobre Mim
Projeto Tudo Sobre Mim

A criança desde o nascimento, percebe o mundo que a cerca através de seu corpo. As sensações, percepções e ações são fundamentais para o desenvolvimento. Esse projeto pretende propiciar à criança a descoberta de si mesma, sua identidade, seus gostos e opiniões e, progressivamente, respeitar e compreender a existência do outro.

O Projeto tem o objetivo de contribuir para que o aprendizado dê-se de forma sólida e a criança construa com segurança sua percepção da realidade. No desenvolvimento do projeto, as crianças constroem sua identidade e sentimentos através de atividades como “aprendendo as diferenças entre os sexos” e “a origem de seus nomes e sobrenomes”.

Segmento: Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I.

NanaMaster
NanaMaster

Durante uma semana há uma série de atividades recreativas, comemorativas ao Dia das Crianças, cujo foco principal é que o aluno se descubra como criança. Como culminância do projeto é realizado o NanaMaster, evento regado a muita diversão e descobertas, onde as crianças passam uma noite na escola, desenvolvendo os sensos de responsabilidade e independência.

Segmento: Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I.

Festival Literário
Festival Literário

Os apaixonados por literatura tem um encontro mascado neste evento. È que o Colégio Master promove o Festival Literário. Um projeto bienal que divulga as produções escritas dos alunos, premiando-os em diferentes modalidades. O Festival também oportuniza momentos de apresentações musicais e declamações de alunos e pais.

Jornada de Experimentos
Jornada de Experimentos

Jornada de Experimentos Científicos, Culturais e Tecnológicos. O projeto desperta o espírito de pesquisa dos alunos, através da produção de trabalhos explorando diferentes temas. A jornada é aberta à visitação, um momento encantador com a exposição de trabalhos desenvolvidos por nossos alunos.

Interclasse
Interclasse

A Escola vê o esporte como um importante instrumento para a promoção da saúde física e mental do aluno.

Grandes eventos esportivos são os jogos interclasses, que promovem competições em diferentes modalidades esportivas, trabalhando a ideia da socialização.

Projeto Civismo
Projeto Civismo

Com o intuito de desenvolver o sentimento patriótico e o respeito pelos símbolos nacionais, são realizados hasteamentos cívicos semanais.

Projeto Vida Saudável
Projeto Vida Saudável

Encaramos o cuidado com o corpo e a mente como o primeiro passo para uma vida plena e saudável. Através de vivências lúdicas e educativas, nossos alunos aprendem, desde a Educação Infantil, a ter hábitos alimentares saudáveis e apreço pela prática de exercícios físicos. As crianças brincam em atividades físicas e recreativas.

Outra iniciativa é o “momento da fruta”, no qual ofertamos um cardápio variado e colorido de frutas frescas. É uma oportunidade de os estudantes conhecerem receitas, cheiros, sabores, texturas e valores nutricionais.

Projeto Liderança
Projeto Liderança

É uma preocupação do Colégio Master a compreensão dos processos que envolvem a cidadania. Anualmente, são realizadas eleições democráticas para escolher os líderes e vice-líderes de cada turma, do Ensino Fundamental I ao 2º ano do Ensino Médio.

Os eleitos participam do Projeto Liderança, promovido pelo Serviço de Orientação Educacional e Psicológica (SOEP), sob orientações das psicólogas do Colégio Master. No exercício diário das funções de líder e vice-líder, os estudantes desenvolvem senso de responsabilidade, consciência política, pensamento crítico e participação intensa no dia-a-dia escolar.

Projeto Labomat
Projeto Labomat

Para tornar a Matemática mais interessante e reforçar, na prática, os conteúdos teóricos repassados em sala, o Colégio Master criou o Laboratório de Matemática, ofertado aos alunos do segmento Ensino Fundamental I.

Atividades lúdicas como jogos e desafios, orientadas pelo “LABOMAT”, são as ferramentas para a consolidação do aprendizado. Através de uma aula semanal somada à carga-horária da disciplina, é promovida uma formação complementar em raciocínio lógico-matemático.

Projeto Giroletras
Projeto Giroletras

Esse projeto é um meio de expandir os horizontes de nossos alunos, desenvolvendo a comunicação e aprimorando a escrita, através de leitura individual e coletiva. Durante as quatro etapas do ano letivo, é feita a divulgação dos títulos mais lidos e dos melhores leitores e produtores de cada turma.

Na Educação Infantil, as histórias são contadas em sala e, semanalmente, são trabalhadas narrativas lúdicas em cirandas de livros. No Ensino Fundamental I, além da leitura individual, são realizados grupos de leitura de histórias em sala e dramatizações teatrais. Já para o Ensino Fundamental II, a leitura individual ocorre semanalmente, juntamente com o estímulo à produção de resenhas, encenações em sala e preparação de materiais para a feira de encerramento anual do Projeto.

No final do ano, há uma festa de encerramento como culminância do projeto com encenações temáticas, exposições de fotos e trabalhos artísticos selecionados ao longo do ano. Nessa ocasião, cada aluno recebe um livro paradidático constante do acervo do projeto.

Diga Sim aos Bons Hábitos
Diga Sim aos Bons Hábitos

Saúde, ética e civilidade são pontos fortes neste projeto, que é desenvolvido através de diferentes linhas. A primeira, denominada “Planeta Terra: Tempo de Ser Feliz”, trabalha com os alunos de diversos segmentos noções de educação ambiental e respeito pela natureza, tornando-os verdadeiros “guardiões do planeta”.

O segundo desdobramento do projeto chama-se “Combinamos Assim” e engloba as regras de convivência e etiqueta social. Trabalhando direitos e deveres, além de conceitos como ética, igualdade e justiça, construímos em conjunto com nossos alunos a vivência da cidadania.

A disciplina de Filosofia é o ponto central nesta construção coletiva de uma convivência harmoniosa. Os princípios combinados são afixados em sala, para que possam ser lembrados e reformulados pela turma, caso haja necessidade.

Segmento: Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I.

Master Solidário
Master Solidário

São projetos que buscam desenvolver em nossos alunos valores como: respeito, solidariedade, cidadania e consciência sustentável através de ações e campanhas direcionadas ao contexto escolar e do trabalho voluntário voltado à comunidade. Fazem parte do Master Solidário, o Interact Club (grupo de alunos de 14 a 18 anos que atuam na prestação de serviços no âmbito social) e a ONG Master Cidadão (organização formada por alunos que procuram trabalhar a preservação do meio ambiente por meio da coleta seletiva de materiais dentro da escola para a doação a instituições que reciclam ou reutilizam tais materiais transformando-os em fonte alternativa de renda).

Projeto Dialogando com os Pais
Projeto Dialogando com os Pais

Semestralmente, especialistas em educação, psicologia e relações familiares são convidados para uma conversa franca e esclarecedora com os pais e responsáveis por nossos alunos.Através do projeto, pretendemos fortalecer o diálogo e as relações entre famílias, alunos e educadores.

#eusoumaster

x